quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A tal da humanização......

Hoje mais que nunca a palavra humanização vem sendo ouvida e falada em muitos lugares, em muitas mídias, por muitas pessoas. Mas quando eu falo com as pessoas sobre parto humanizado, médicos humanizados eu vejo um belo de um ponto de interrogação - ou caras feias.
Venho por meio dessa tentar dizer humildemente o que eu entendo sobre a humanização no parto, e etecéteras.

E por que isso é tão falado e tão explicado?

Ora, porque é importante! Porque se trata da nossa vida, ao respeito à nossa vida e a vida da nossa família.

Esse assunto deve ser tratado com tanto cuidado quanto qualquer um que seja de caráter de utilidade pública.

Sim, antes de conhecer todo esse universo eu também julguei. Sim, eu já quis uma cesárea porque era hi tech, porque eu podia escolher data e porque eu não queria sofrer. E porque a medicina "moderna" conseguiu implantar na sociedade um novo jeito de ter filhos sem parir como a forma mais segura porque um parto normal era para as pessoas sem condições que moravam no meio do mato, ou seja, ESCOLHER um parto normal - e mais - um parto natural hoje em dia é retroceder.

Mas eu te pergunto, por quê?

As mulheres de hoje nasceram com algum defeito no seu orgão reprodutor?
As mulheres de hoje nasceram sem a capacidade de sentir as dores do parto?
As mulheres de hoje serão menos mulheres se gritarem, se estiverem descabeladas e sem as unhas feitas para quando o bebê nascer?
As mulheres de hoje vem com acessório de fábrica um cordão assassino que enrola e sufoca bebês?
As mulheres de hoje nasceram com problemas genéticos e hereditários de não dilatarem?
As mulheres de hoje nasceram com suas bacias estreitas demais e os bebês mais cabeçudos?
Me diga a diferença entre parir um bebê de 3,5kg e um bebê de 4kg?
Me diga a diferença entre parir um bebê de 50cm e um outro de 53cm?
Desde quando uma cirurgia é mais segura que um evento fisiológico?
O corpo da mulher foi feito pra que mesmo?

Infelizmente, como muitas profissões nesse país, os médicos não são valorizados como deveriam ser, e é aí que começa a bola de neve.
Um médico de convênio ganha xx.mil vezes menos para realizar um parto do que uma cesárea. O médico do convênio tem que dizer mil abóboras que faça a mulher acreditar que não vai conseguir ter um parto natural. Se fosse você o médico, passaria 20 horas com uma paciente em trabalho de parto sem nenhuma intervenção, sendo que você nesse tempo poderia estar atendendo outros pacientes, ganhando por isso, ou MELHOR, ganhando mais para fazer uma cirurgia? Hmmm... não né?

É pessoas, é por isso que a cesárea está TÃO BEM VISTA por aí. Fizeram você acreditar que os bebês de hoje não são mais como os de antigamente, que nasciam em baciadas em casa com parteiras do local. Fizeram você acreditar que é melhor não arriscar um parto natural. Fizeram você repugnar um parto domiciliar.

Eu juro que não consigo, depois de toda a informação que tenho, entender como nosso corpo pode ser uma arma para os obstetras. Uma arma que mata bebês, não que gera e traz ao mundo a maior de todas as bênçãos. Só quem se dá a chance de mergulhar no mundo dos partos humanizados, pelo menos para conhecer, sabe o quanto esse evento é forte para nossa existência. Uma coisa tão linda que muitos tratam como se fôssemos botar um ovo.

Para quem acompanha meu blog já leu, quando estava grávida, sobre a primeira G.O. que fui.
Quando conheci minha G.O. que acompanhou meu parto, eu conheci exatamente o que a medicina precisa.
Um consultório acolhedor, uma médica verdadeira, que me fez entender da forma mais simples o que eu estava fazendo lá: me dando ao direito de escolher.

Sim, escolher. Humanização do parto não quer dizer que você vai ficar uivando pra lua com incensos acesos, mulheres em roda numa fogueira e você no meio do mato á la xiita parindo que nem loba. Ou pode ser. Você tem o direito de escolher. Mas você também pode PRECISAR SIM de uma cesárea, assim como tomar anestesia, ou não tomar, parir no hospital, em casa, na água, de quatro, de cócoras, como seu corpo pedir.
Oh, céus! É isso! Então não torçam o nariz quando ouvir essa palavra denovo, ok? Porque você estará virando a cara para seu direito, ou o direito de qualquer outra mulher.

Mais uma coisinha: encarar a dor do parto é muito mais óbvia e normal do que dizem por aí. As pessoas que falam que querem ter cesárea porque tem medo de sentir dor, sério, não sabem do que estão falando.

Toda a cesárea ou intervenção é bem vinda quando bem indicada, mas lembre-se:
- cordão enrolado não é indicação ;
- bebê grande também não ;
- diabete gestacional também não é totalmente, desde que bem monitorada e bem acompanhada;
- pressão alta mesma coisa,
- falta de dilatação não existe, se você não está dilatando é porque não está em trabalho de parto ainda;
- bebê não encaixado ( a Sarah encaixou 15 minutos antes de nascer);
- O sorinho que eles muitas vezes colocam contém ocitocina, que faz acelerar as contrações e deixá-las mais forte, apenas por conveniência deles muitas vezes, pois seu corpo produz ocitocina na medida certa que você precisa;
- A episiotomia (o cortinho para facilitar a saída do bebê) é feito a rodo e quase NUNCA é necessário, nem no meu caso foi, que tinha 6 cicatrizes de cirurgia no local;
- Mil outros, que você deve se informar.

Violência obstétrica, já ouviu falar? É isso que está acontecendo aos montes nesse exato momento e todos os hospitais. nada disso é normal, apesar de todos acharem que é um exagero, não é, são apenas seus direitos, direito à informação, direito à escolha.

Você tem 9 meses para escolher. Mas antes de escolher, informe-se, leia evidências científicas e não a Veja.




2 comentários: