sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Dia primeiro foi o dia mundial do aleitamento materno, e durante essa semana toda esta sendo comemorada de diversas formas pelas ativistas da amamentação. Amanhã as 14h teremos a "Hora do mamaço", onde o objetivo é reunir o maior número de mães no país todo amamentando seus filhos. Serão postadas fotos e um filme será feito. É necessário urgentemente acabar com o preconceito e a má informação sobre a amamentação.

E cada vez que ouço algo sendo feito por esse tema me lembro o tanto que pastei para poder amamentar a Sarah. Hoje olho pra trás e valeu muito a pena, mas infelizmente eu sou um quase nada na estatística de mulheres que amamentam seus filhos, ainda mais depois que eles começam a se alimentar de sólidos.

As pessoas ainda olham esse ato como uma dependência que causa malefícios aos pequenos, mas eu pergunto, que malefícios seriam esses meudeusdocéu???

Chupar chupeta é normal, mamar na mamadeira também até uns 3, 4 (ate mais) anos, mas mamar no peito o povo já acha estranho quando o bebê completa 1 ano. Ou melhor, acha estranho em qualquer idade, em qualquer ocasião. 
As vezes eu me questiono de tantas abóboras que ouço. Já me falaram até um "Ela não chupa chupeta né, coitadinha", ou até "Ah, vc é a chupeta dela né"... E aí eu penso: "Será que estou fazendo algum mal?"

Definitivamente quando me pergunto isso a resposta vem clara: Não. A Sarah tem a mãe dela 100% pra ela, se ela quer mamar porque está com fome, se quer para aliviar uma dor, se quer para ficar pertinho e me olhar nos olhos. Esse é o nosso jeito. Se ela acorda a noite mama 2 segundos e volta a dormir o "problema" é nosso. Muitas acordam para colocar a chupeta na boca do filho, eu acordo pra colocar o peito.

Engraçado, eu não vejo ninguém por aí perguntando coisas íntimas para um casal abertamente, porque raios as pessoas querem se meter numa coisa tão íntima quanto?

O mundo está ficando muito frio, muito sem toque, sem humanização, e ainda insistem (inclusive pediatras e profissionais da saúde em geral) em te convencer a manter distância de um ser puro, indefeso e que precisa de você para aprender a viver de uma forma digna e com amor, com Deus no coração. Para o bebê não pegar manha, vício de colo, como se fosse doença excesso de colo, de amor e de peito. Definitivamente não é. Às vezes parece que querem cravar uma luta, um cabo de guerra entre mãe e bebê. Não está certo.

E é assim que vamos continuar, por um mundo com mais amor, porque o leite, o peito é uma dádiva de Deus que estão querendo destruir, como tantas coisas divinas desse nosso mundo.

Vida longa ao aleitamento materno. Porque alimento não é só aquele que nutre o corpo, é aquele que aquece nossa alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário