segunda-feira, 7 de março de 2011

Minha primeira (frustrante) visita à GO...

Como disse antes, ia contar o circo da minha primeira consulta de gravidinha.
Bom, a começar que há 1 ano atrás aproximadamente eu ainda participava do convênio do meu pai, então desde que nasci alguns médicos raramente mudaram. Tinha uma ginecologista que gostava muito, não tinha muita intimidade mas gostava. Quando o prazo (de estudante) acabou o Ângelo e eu fizemos nosso convênio juntos, da Amil. E desde então não encontrei uma ginecologista que "prestasse" e não era tão ligada a minha antiga para voltar com ela por meio de reembolso. Mas até aí era apenas uma ginecologista, não achava que precisava de um elo maior, rsrs...
Enfim, fim do ano passado passei em uma que parecia que queria me ver morta e enterrada. Muito bruta, falava cosias para mim que não tinha necessidade!
Este ano marquei outra consulta, já com uma G.O. pois já estávamos nos preparando para começar a "longa" jornada de tentativas de ter um bebê.
Pois bem, passei duas vezes com a dita cuja e ela não me pareceu de todo mal, aliás foi até bem atenciosa, já me receitou ácido fólico, tratamos tudo o que tínhamos que tratar, e ela me sugeriu que eu migrasse para o Amil Blue IV pois o meu não cobria o Santa Joana, apenas o Santa Catarina (o meu é o Blue II).
E é claro como o universo não espera muito tempo quando se pede com vontade, no mesmo mês praticamente eu engravidei (na primeira tentativa)!!!
Marquei a consulta e lá vamos nós. O Ângelo me acompanhou para poder ouvir tudo e compartilharmos esse momento que (era pra ser) tão importante.
Estava super ansiosa, com várias perguntas até anotadas. Chegamos no consultório e agora começa a saga.
Disse para ela que não deu tempo de mudar de convênio, e que ela estava certa (na última consulta ela tinha me dito que eu tinha chances de engravidar muito rápido).
Ela olhou pra mim sem entender, e falou: "Certa por quê? O que foi que eu te falei?" Aì eu repeti o que ela tinha me dito e mostrei o exame de sangue. Aí ela olhou meu prontuário (exatamente nesta frieza) olhou pra mim e falou: "E vc não trocou de convênio?" Eu falei que não havia dado tempo e mesmo que eu quisesse a Amil só permite a migração de um plano para outro depois de um ano (em abril), mas que meu convênio atendia o Santa Catarina e eu estava despreocupada quanto a isso. Aí ela começou a me dar um sermão, dizendo que não era o preferido dela, e que eu ia ter o maior trabalho para fazer os exames pq o meu convênio não tinha muitos laboratórios (detalhe, eu sempre faço meus exames num dos melhores que é o Lego)... enfim... já sentimos um certo ar de menosprezo. Enquanto ela falava isso começou a preencher as guias de exames, e cartão da gestante, e tudo mais mecanicamente. De repente ela parou e começou a fazer um milhão de contas. Virou pra mim e falou: " Noooossa, seu filho está previsto para nascer dia 5 de novembro! (dã, e ela acha que eu já não sabia?) Você sabe que ele pode tanto adiantar como atrasar e se ele adiantar eu não estarei aqui, pq volto dia 30 de outubro de viagem, vou fazer 25 anos de casados e vamos tirar férias, você entende né, é uma viagem que eu não posso adiar"
Eu perguntei pra ela se ela não tinha um médico que a cobria quando isso acontecia e ela disse que ia tentar ver com o Doutor mas não garantia nada. que só me daria a resposta na próxima consulta.
Ok. Comecei a tentar esboçar minhas perguntas. Comecei com: "Posso fazer exercício? Tipo Yoga, danças leves?" Ela me respondeu: " Por quê? Você é alguma atleta? E outra yoga vc até pode pensar, mas nada de ficar fazendo aqueles movimentos de cabeça pra baixo e pula pra um lado e pro outro não, que eu saiba NÃO EXISTE NENHUMA YOGA ESPECÍFICA, ATÉ ONDE EU SEI, PARA GESTANTES". Sim, foi exatamente isso que eu ouvi. A partir daí eu desencanei das outras perguntas.. Apenas perguntei de alguns alimentos que podia ou não e ela já começou me metralhando falando que não gosta de grávida gorda.(???) e que se meu marido quisesse comer massa ou tomar cerveja ou comer doce que não saia comigo (!!!)
Bom, me pesou, me examinou, e na hora que me examinou ela falou: " Geralmente o corte que a gente dá no parto normal é aqui (passando o dedo no lado direito do lado do períneo)". Nessa hora eu broxei totalmente, eu já estou lutando muito com tudo isso, pois sofri seis cirurgias em menos de um ano por causa de uma coisa simples e que por incompetência médica se tornou uma fístula DO LADO ESQUERDO que chegou a pegar o períneo, então tanto fosse cesárea como normal eu morro de medo de levar pontos denovo. Meu médico que me operou as últimas vezes (competentíssimo e hoje nosso amigo) disse que hoje eu posso pensar em parto normal sem me abalar, que estou 100%. Mas mesmo assim, o trauma foi muito grande, e precisava nesta hora de uma pessoa que me falasse pelo menos que é possível que não precise nem cortar e nem dar mais pontos, pois ela já sabia dessas cirurgias e sabia do meu trauma.
Enfim. Me receitou a vitamina (DaMATER) e Buscopan simples para alguma cólica (não tenho coragem nem de comprar esse remédio, pois minhas cólicas estão normais e aturáveis) e disse que se eu tiver cólica com sangramento para eu ir para o Pronto Socorro.
E assim eu saí do consultório, desolada e revoltada com esses desumanos que não podem nem ser considerados médicos.
Eu penso que independente das crenças e orientações de cada mulher, os GOs precisam ser as pessoas que mais lhe trazem informação neste momento. Eles serão os responsáveis em trazer a vida de um ser HUMANO para a Terra, eles não devem estar nessa profissão por acaso. Eles devem tornar este momento o mais sublime e marcante na vida de cada mulher (sim, eles têm essa responsabilidade ao meu ver) e lhe mostrar todas as vertentes e suas "consequências" de um parto normal, nartural, cesárea e por aí vai. E mais que isso, precisa ser o ponto de apoio e confiança da mulher. É o que estou procurando.
Acredito também que isso tudo é como uma religião, cada um pensa de uma forma e assim vamos nos encontrando para dar o melhor para nosso bebê e para nós. Estou encontrando (com a ajuda da internet e grupos de mamães) muitas coisas com as quais me identifico e muitas que simplesmente estão comigo desde sempre.
Sexta-feira tenho consulta marcada com um GO (homem desta vez) pelo convênio também, e assim a gente vai se achando.. Não era para ser assim, mas... Tudo serve de aprendizado!

Beijos a todos que leram este imenso desabafo!

2 comentários:

  1. Oii flor, tem medico que eu não entendo pq estão ali, tamb ja rodei em varias G.O e até agora não encontre uma querida, todas são frias, e só falam o necessario.. um saco..
    Parabéns pelo seu bb..
    eu estou de 27 semanas...
    Vou te seguir..
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Luciana, primeiro parabens pela gravidez!
    Que você possa gestar com muita saúde e tranquilidade! ;)
    Sobre a GO do convenio, tenho que te dizer com toda sinceridade: você não vai encontrar nada muito melhor que isso.
    Você pode até encontrar um GO fofo e bacaninha, mas que no final vai te dar uma cesarea por um motivo esdruxulo ou um parto normal frank com todas as intervenções possiveis e imagináveis.
    GO's de convenio são médicos ligações emocionais, não dá para esperar nada deles.
    Vou reforçar a pergunta que te fizeram na lista:
    Como você quer que seja tua gravidez e TEU parto?
    Você sabe as diferenças de parto normal padrão e parto humanizado? Já viu videos e estudou sobre o assunto?
    Se ter um gravidez tranquila, um parto realizador para você e respeitoso para seu bb for sua vontade, desculpe, você está no caminho errado.
    beijo

    ResponderExcluir